quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Em terra de cego, não se pode ter medo de cachorro!

Cada vez mais, o mercado de trabalho está mais exigente, mas, ao mesmo tempo, existem cada vez mais pessoas despreparadas (e acomodados) e que continuam trabalhando exatamente por falta de profissionais preparados no mercado. Será mais uma forma da natureza para manter o equilíbrio das coisas?


A seleção natural, principal teoria do Darwinismo, usada em teses gerais como paralelo à situação do mercado de trabalho, nos mostra que as pessoas são selecionadas naturalmente por seus próprios feitos e pelo ambiente em que vivem. Ou seja, você pode ser um PUTA profissional para Colatina/ES, mas é bem provável que você seja apenas mais um dentro de São Paulo/SP, afinal de contas, onde o canibalismo do mercado de trabalho ataca com mais força, a água bate na bunda mais forte e te impulsiona a "evoluir". Além do mais, as próprias oportunidades financeiras e educacionais que existem de lugar para lugar moldam os profissionais de formas diferentes para que eles sobrevivam a aquela realidade.

Contudo, mesmo dentro da mais desenvolvidas das cidades, existem profissionais altissimamente preparados e profissionais que não estão nem ai pra hora do Brasil e do mundo, afinal, "a rede nos une".

Alguns desses profissionais se mantêm assim, na grande maioria das vezes por opção, e por incrível que pareça, a grande maioria está trabalhando, pois a lei da oferta e procura não falha, preciso de alguém pra trabalhar, não tem tu, então vai tu mesmo! O mercado, por mais que careça de profissionais preparados, acaba por optar a tentar preparar o cara na marra!

É claro que ao analisar o mercado de trabalho da forma que estou, fica tudo muito vago, afinal, existem n! fatores para serem analisados, e talvez algum desempregado possa estar me xingando ao ler isso por eu estar dizendo algumas coisas. Mas não vem ao caso, não estou analisando o mercado como um todo.

Apenas estou dizendo que, será essa uma forma da natureza - essa força que faz nascer, faz morrer, e busca sempre o equilíbrio de qualquer sistema (notável nos acontecimentos climáticos) - equilibrar o sistema? Desacelerar a velocidade da evolução antes que o mundo entre num colapso? Ou, né porra nenhuma disso, eu que to viajando aqui?

Só sei que, por experiência própria e dos outros, grande parte da humanidade é movida pelo Caos, as coisas só funcionam depois que a água bate na bunda, e depois que se entra em terra de cego mermão, não pode ter medo de cão guia! E assim, a equação do universo vai buscando o equilíbrio enquanto fazemos questão de desequilibra - lá!

Nenhum comentário: