domingo, 11 de novembro de 2007

Eu vou é jogar merda no ventilador....

12º Fest Rock Sol Poente, na boa, espero que seja o último da série a acontecer. Um evento que acontece a 12 anos, e por incrível que pareça, consegue ser pior a cada ano que passa.

Desculpem-me Delio, Sergio Meneguelli e demais pessoas que "organizaram" o evento, mas se for pra organizar alguma coisa, organiza direito porra!

Como diz o dito popular, de boas inteções o mundo está cheio, isso não é desculpa nenhuma pro evento que aconteceu ontem.

Chegando ao lugar escolhido, a Chácara Favoretti, achei a quantidade de público até boa, levando em consideração que esse foi o primeiro Fest Rock pago (R$5,00). Estava tranquilo, afinal, a propaganda feita, é que desta vez teriamos estrutura, palco, segurança e bla bla bla! No final das contas me arrependo amargamente das seguintes coisas:

1. Ingresso cobrado: Eu não paguei nada pra entrar, afinal, entrei como músico, mas fui obrigado a concordar com TODOS que reclamaram e chiaram por cobrar entrada. Sério, eu sei que existem diversos custos em fazer um evento assim e que o público já não é grande, mas pra oferecer o que o evento acabou oferecendo, se eu fosse um mero espectador, eu não ia nem de graça!

2. Estrutura(?): Bem, talvez os organizadores quiseram dizer que o evento tinha estrutura na visão de um pedreiro, afinal, antes era numa roça, e dessa vez tinha paredes, telhado e palco de alvenaria. Na boa, não prometa e nem faça propaganda de nada que não seja possível cumprir, afinal de contas, como eu fiquei sabendo de tudo via "telefone sem fio", repassei e fiz propaganda de maravilhas a respeito do Fest Rock, tenho que pedir desculpas a várias pessoas para não ser processado por propaganda enganosa.
Pra começar, a história de respeito aos músicos foi parar aonde? Que "estrutura" foi aquela oferecida? Pra começar, arrumam uma sonorização tosca, que nem foi paga pelo evento, ou seja, pra merda não voar demais, diremos que foi "cedida", porém, por um contrato de 8horas onde 13 bandas inicialmente (mais uma ou duas que foram tomar um vinho com o Sergio e acabaram entrando no set) iriam tocar. Ainda bem que eu estudei matemática e não tive problemas para entender a merda que deu (Mas na hora de aprovar um aumento tem gente que aprende a somar rapidinho).
Continuando, cadê a estrutura para os músicos? Um PA sem retorno decente, uma caixa de Guitarra, uma bateria, um rack de potência e uma mesa de som com o menor número de canais possíveis? Aproveitando e pegando o amigo do cunhado da vizinha que conheceu num boteco e colocando o cara pra ser "controlador de mesa" ou "técnico de som" com o enorme conhecimento de ligar o equipamento e aumentar o Master Volume? Já vi bichos irracionais no Animal Planet fazerem coisas mais surpreendentes! Pra começar, não tinha amplificador de baixo no palco! Acredito que, desde os "eventos" de aniversários na casa de amigos, onde juntavamos uma galerinha pra fazer barulho e tinhamos que pegar um amp de baixo emprestado em algum lugar, esse foi o primeiro evento que não tinha um amplificador de baixo, segundo, que o nosso grande amigo "(des)controlador de mesa que não sabia o que estava fazendo" não tinha (nem ligado) o controle de ganho de entrada do baixo e de algumas peças de bateria, ou seja do jeito que o som saia do palco, passava direto pra potência, resultado: Baixo Ativo + Pré Amp no palco = no início o som do baixo estava altissimo, ai pra diminuir o baixo, cortaram o grave do baixo (afinal baixo não é grave?) e ficou aquele som apenas brilhante e estalado em cima do palco extremamente irritante e tão alto quanto, pedimos pra abaixar o volume, e não sei a que ponto, nosso amigo Jam chegou e tentou salvar a pátria na mesa de som. No som pro público, ele fez um milhagre e conseguiu dentro dos limites do equipamento, dar jeito no som, contudo, da segunda música em diante, sobre o palco, eu não ouvi mais o baixo, nesse ponto, o tesão de tocar já tinha ido pra casa do caralho, afinal, tocar com baixo desligado, só em casa, durante 10 minutos, quando estou com preguiça de ligar o amp e colocar fones.
No geral, estou longe de querer ser um "Tim Maia", mas exijo no mínimo um equipamento decente pra tocar... Não ganho porra nenhuma tocando, alias apenas gasto com um divertimento meu, um divertimento com profissionalismo, mas um divertimento, invisto uma grana em instrumentos e equipamento pra chegar num "evento" desses e ser a merda que foi! Pra pqp com isso!


3. Organização: Começou cheia de boas inteções, mas a decepção só não foi maior do que o episódio varginha! Caralho, como pode uns caras que se dizem profissionais fazerem uma merda dessas? Será que eles não sabiam do que estava acontecendo? Do tal contrato de som por 8 horas? De que teve gente que saiu de casa (uns 200km) pra tocar e acabou não tocando e que isso é um extremo desrespeito? E sei exatamente como é fazer uma viajem (no meu caso muito maior) e por culpa da organização acabar não tocando...
Espero sinceramente que o evento acabe, por que na boa, o último "Esperança Pró-rock" que toquei, que era organizado por pessoas que conheço pessoalmente e de profissionais não tem nada, muito pelo contrário, era um bando de mulambos (hehehe não me levem a mal, mas eram mesmo), apesar de todos os problemas, foi MUITO melhor organizado que esse último Fest Rock!


Em vias gerais, caso o evento venha a continuar existindo, só toco sob contrato, com acatamento de todas as exigências técnicas necessárias para se fazer um bom show (equipamentos e técnico de som), e se o nome das banda for pelomenos 3 vezes maior do que o nome "Sergio Meneguelli", afinal, é o minimo a se fazer por quem realmente faz acontecer o evento, ninguém foi lá pra ver o organizador de porra nenhuma, foi pra ver bandas ou beber cachaça ao ambas as coisas.

Nunca prometa o que não pode cumprir.

Felizmente, o final de semana fez valer a pena pela presença de meus amigos, pelos papos jogados fora, e pelo simples fato de estar perto de pessoas que gosto!

Deixo claro que, essas opiniões não refletem a opinião de mais ninguém do que a mim mesmo, assim como não citei organizações vinculadas e ninguém, espero que não vinculem nada a minha pessoa. Achou ruim? A verdade dói mesmo! Porém, cada um com seus problemas. E também não guardo rancor de ninguém, portanto, Sérgio e demais organizadores, só não façam a mesma merda denovo!

Nenhum comentário: