quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Mundo corporativo... Welcome to the Jungle!

Fiz faculdade de administração, e desde então, tenho me desenvolvido profissionalmente nessas minhas áreas de interesse: Administração, TI e Financeiro, áreas que estão de certa forma interligadas e são provenientes respectivamente de minha formação acadêmica, de meu gosto pessoal e de meu trabalho.

A partir daí, você passa a ler, fazer cursos, estudar casos, e começa a entender que:

Tudo é moda. Existem várias formas de se obter lucratividade, porém, o mercado é quem dita as regras, daí saem os livros, daí os empresários lêem (quem dera se fosse verdade), depois de 5 anos, pensam em implantar alguma coisa e depois de 10 anos quando a água bate na bunda de todo mundo, acontecem as mudanças... só que nesse meio tempo, a "moda" já mudou pelomenos umas 3 vezes, e o processo se repete infinitas vezes.

Só que, da mesma forma que você se veste diferente do que se vestia a 5 anos atrás, você tem que andar na "moda" quando se trata de - vou usar uma palavra que está em moda - Governança Corporativa (Que teve seu BOOM logo após a quebra da "Enron" em 2001 nos EUA e desencadeou um monte de escândalos corporativos, tendo um conhecido nosso aqui no Brasil - o gato mia, o cachorrinho late e o rinoceronte só quer leite Parmalat! Tomo?!?! É claro que sim...)

Um dos beneficios da moda, é que de certa forma, não existe bonito e feio, bom e ruim, toda prática foi boa pro seu tempo, e essa dinâmica da moda, acaba por trazer (independente do que achamos) algo de bom pro momento que estamos vivendo.

Um dos grandes lances que considero na Governança Corporativa é uma boa dose de transparência e ética, além de trazer um pouco sobre responsabilidade, dando margem aos assuntos de responsabilidade social e sustentabilidade.

Agora, quando se trata do mundo corporativo, dentro da minha visão, sabemos que nem sempre - quase nunca - as coisas funcionam como deveriam funcionar. Mas não existe mal nisso, pelomenos, quando as práticas estão dentro da proposta da empresa, é possível debater com gestores ações que você não considera corretas.

Gostaria mesmo de um pouco de transparência em certas coisas... mas há males que vêm para o bem...

Welcome to the Jungle!

Nenhum comentário: