terça-feira, 24 de junho de 2008

Conhecimento gera conhecimento...

Tá... apesar dos problemas e tudo mais, confesso, fiquei com preguiça de escrever sobre os últimos filmes que vi... apesar de alguns merecerem comentários.. fuckoff!

Pois bem, o meu interesse por tecnologia, home theater, que aflorou meses atrás me fez sempre conhecer alguma coisa nova, dessa vez - e aí que eu fiquei espantado - chamasse Media Center.

Quando comecei a ler, pesquisar e utilizar aos poucos o "Media Center" eu vi claramente a cena:

Marty McFly junto com sua namorada Jeniffer vão parar em 2015 com o Dr. Brown. Jeniffer após ser encontrada desmaiada é levada para sua casa no futuro, e lá vemos:

Luzes que se acendem automaticamente, fechaduras com dispositivo de identificação - tudo bem, eu sei que isso tudo existe (basta ter $$)... - mas o que mais me chamou a atenção é a interacção entre os dispositivos eletronicos, celulares se comunicam com a TV da sala, que passa a mesma coisa na cozinha, que atende o telefone, que imprime, no final das contas, os eletronicos da casa (obviamente através de rede) se comunicam, tornando simples a interação de qualquer media na casa.

Pois é... a visão Spilberguiana de 1989 começou a tomar forma a um tempo atrás na cabeça de alguns caras loucos por informática e que são pagos pra pensar nessas coisas...

O conceito de Media Center ainda é pouquíssimo difundido no Brasil e muito pouco acessível (1º por falta de conhecimento, 2º por falta de tecnologia e 3º por custo). Entre eles estão o Media Center do Windows (lançado em 2005 no XP e atualmente nas versões Home Premium e Ultimate do Vista), alguns da Apple que não me recordo, e o que vem sendo desenvolvido (estou baixando pra testar em um micro secundário aqui) Linux MCE que parece ser o top top dos Media Center desenvolvidos atualmente (até pelo fato do código aberto que da a possibilidade das pessoas (que detenham conhecimento, é claro) modificarem e adaptarem funções.

Estou brincando aqui em casa com o Vista MCE, é bem divertido, comprei um controle remoto universal e controle todos os vídeos/musicas/fotos do meu PC (obviamente depois de bem catalogadas e organizadas no HD, trabalho manual) sem nem encostar no teclado e mouse... tudo sentado no sofá.. Só que ainda é bem restrito, existem alguns plugins interessantes, mas a maioria Beta e cheio de pequenos bugs...

Mas de qualquer forma, conhecer isso me fez abrir um janela pro futuro e deixou que imaginasse um monte de coisas, inclusive que, Spilberg tinha razão, em 2015, já vão existir soluções de Media Center "in-a-box", possibilitando até mesmo os mais cabeçudos a aderirem a tecnologia.

Agora, em relação a direitos autorais, etc etc, - afinal estamos falando de media digital, e obviamente, fácil de ser transmitida - é uma longa história, uma briga eterna entre "Give me my money motherfucker" e "Information Freedom".

Enquanto isso... eu utilizo, aprendo, contribuo com o que puder, e aproveito como um bom Jeca Hi-Tech que sou...

Nenhum comentário: