quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A culpa é toda nossa...

Plagiando o que diz o filho do corintiano na animação da "Havaiana de PAU!" (MundoCanibal.com.br)... "eu aprendi que a culpa é toda nossa!"

Em outro momento comento de como vejo a importância dos concursos públicos para a educação nacional, mas, de qualquer forma, cá estou eu devolta aos estudos motivado, obviamente, por concursos.

Mas chegando ao assunto principal, comecei a estudar Direito Constitucional... estava eu, fazendo uma caminhada/corrida matinal, com uma audio-aula da dita matéria rolando no Smartphone, e ouvi uma coisa que me fez parar para pensar: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". Este paragrafo único, do artigo 1º, da CF de 88, em paralelo com a realidade Socio-Politico-Econômica que vivemos, mostra o quanto os caminhos trilhados pelos poderes que "cuidam" do país, e o caminho que eles deveriam trilhar, é diferente.

Chegando em casa, parei para ler algumas matérias, e em pesquisa me deparei com um artigo escrito em 1998, ou seja a 10 anos atrás, que trata do mesmo assunto em linha de pensamento muito próxima a que tive. E lendo o artigo, parei e pensei: "Caralho! Já vai fazer 20 anos que essa constituição foi instaurada e eu só tomei conhecimento disso agora?!?!"

Daí que bateu o peso na consciência... de quem é a culpa do sentimento averso a política, ao progresso do país, a devida instituição de processos que sanem nossas necessidades, a devida prestação de contas de onde nosso dinheiro está sendo aplicado, do por que certas decisões tomadas pelo estado são como são, etc etc etc??? NOSSA! A culpa é nossa!...

E por que a culpa é nossa? Por que somos ignorantes, sem conhecimento necessário para exigirmos coisa alguma, além de acomodados por não buscarmos mais conhecimento do que os nos é "imposto" como necessário nas nossas capacitações...

E por que não temos o conhecimento necessário? Por que além de sermos acomodados, a educação no país não é das melhores, e não falo apenas do ensino público, mas do particular também, estudei grande parte de meu ensino fundamental/médio em escola particular, fiz graduação em instituição particular, e NUNCA foram colocados assuntos de direitos e deverem cívis em foruns de discussão para que tivessemos o conhecimento necessário de como sermos cidadãos... na escola pública nem comento então... além do mais... dúvido que muitos dos professores tenham capacitação alguma para falar sobre qualquer assunto deste ambito. São os males da educação voltada para estatísticas...

E por que o sistema educacional não melhora a qualidade e passa abordar esses temas? Creio que cada um sabe a resposta... não me isento de culpa, afinal eu fui aluno e gostava de matar uma aula vez oy outra, pedir pro professor pegar leve, etc... mas a "politica do pão e do circo" não existe apenas nos livros de história, ela evoluiu e continua de certa forma existindo, além do mais, algum cabeçudo escreveu certo dia que a "ignorância é uma benção"... com certeza esse cara tinha alguma coisa que não queria que os outros soubessem...

Pois bem, isso botou muita coisa que eu pensava ao chão... A coisa de uma semana atrás eu disse em uma conversa: "Não tenho voto escolhido para ninguém, afinal, ninguém me mostrou um plano de trabalho até então...", tudo bem que agora é tarde, mas caralho, o plano de trabalho dos nossos prefeitos, quem deve fazer, somos nós... e não ele... nós é que devemos mostrar o que deve ser feito! E claro, não para por ai, afinal todo o poder está em nossas mãos... constitucionalmente pelomenos...

Pois bem... ainda temos 10 anos e alguns dias para a constituição fazer 30 anos... será que até lá conseguimos mudar alguma coisa?...

4 comentários:

Leandro Margoto disse...

Pois é, negão. Você ficou chocado logo no primeiro artigo da Constituição. Se você visse qual a finalidade do salário mínimo estabelecida pela Constituição, você ia chorar. É algo utópico.
Nossa Constituição é uma das mais perfeitas do mundo, mas o Brasil não tem estrutura para colocá-la em prática. Com a quantidade de impostos pago pelos brasileiros, seria possível, mas com os Malufs espalhados por aí, é algo impossível de acontecer. Se a população tivesse uma educação mais estruturada, e se as escolas e faculdades dessem noções básicas de Direito Constitucional e Civil para os alunos, talvez nosso país seria muito melhor. Mas, mesmo na minha sala há pessoas que não estão nem aí que os políticos roubem ("É só ninguém ficar sabendo que tá tudo bem").
É foda.

Leandro Margoto disse...

E se precisar de ajuda nos estudos, posso indicar algum livro ou tirar alguma dúvida que estiver ao meu alcance.

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

Thanks Man... qualquer dúvida te falo!

Mas é triste ver a atual situação da nação e notar que de certa forma, é nossa culpa, de todo cabeçudo que vive no brasil (e não esotu me referindo aos nordestinos) :P

Fazer o que, enquanto a globo passar novelas, as livrarias servirem pra vender o livro da moda e a internet pra mecher no msn e orkut, tamo no sal!

Keila . disse...

Otimas palavras, mesmo!