segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Jogos Di(Per)vertidos


Apesar de muitos dos meus gostos serem "lado B", quando se trata de cinema, ainda fico um pouco de nariz torcido...

De qualquer forma, resolvi assistir a "Funny Games U.S.(Violência Gratuita)", a refilmagem do filme homônimo filmado pelo mesmo diretor alemão 10 anos antes.

Se você gosta somente de "blockbusters" que estouram bilheterias, não assista, mas se você curte um "Morbid Angel" - Entende-se: "Gosto fora do comum" - de vez em quando, talvez valha a pena parar e ver.

O filme em si, de uma forma não tão clara (tive que pensar para entender), faz um jogo com o espectador, onde 2 jovens psicopatas "invadem" a casa de uma família e começam um repúdio jogo para levá-los a morte... mas não vá esperando grandes cenas de ação cinematográfica como em Jogos Mortais por exemplo, aqui, a atuação esquisita e serena dos jovens, é perturbadora... e o mais interessante é que o diretor realmente conseguiu fazer o que queria: Deixar o espectador perturbado e com a sensação de estar totalmente impotente diante do que está sendo exposto, como se fossemos cúmplices amarrados e amordaçados sendo obrigados a assistir tudo aquilo.

Rola em alguns momentos falas para a câmera, como se fossemos incluídos na história... uma cena, contudo, "CAGA" o filme: numa situação irreal o jovem psicopata usa um controle remoto para voltar uma ação do filme, nesse ponto ai, realmente não consegui entender o que o diretor quis dizer...

Tirando isso, o filme tem uma boa trama, te deixa tenso... o jogo psicológico aqui eu compararia como tão bom quanto em Laranja Mecânica.

O filme termina com uma discussão sobre realidade e não-realidade que te ajuda um pouco a "tentar" entender o que o diretor quis dizer...

Pelo que li, esse diretor é obcecado por "violência"... por tanto lembre desse nome: Michael Haneke - nunca o contrate para ser babá de seus filhos!!!

3 comentários:

Leandro Margoto disse...

Mais um filme pra minha lista.

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

Pois é... em consenso... eu e Bonatto passamos uns dias com vontade de socar uns "Loirinhos Filhinhos de papai"! Vc tb ficará!

BonaTTo disse...

eu tive insonia a primeira noite