sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A litle push...

Quando comecei o blog, nem imaginava que isso acabaria se tornando um hobby prazeroso, pelo simples fato de que para escrever, eu leio, reflito, aprendo e crio opinião própria sobre diversos assuntos. Por que isso é prazeroso? Simples, eu gosto de aprender coisas. E por incrível que pareça, é tudo muito simples, informação gera informação, tudo o que preciso é ler ou ver qualquer coisa que ache interessante e tenho o mundo todo - www - para estudar aquilo, daí, só é preciso um pequeno empurrão (motivador) para escrever.

O fato de ler, refletir, aprender e criar opinião própria deveria ser o processo de aprendizagem que todos eu gostaria de ter tido na escola, mas o sistema, os professores e minha maturidade da época não permitiram. De fato, incetivo à todos os meus alunos a criarem blogs, participarem de wiki's, pois de modo geral, essa chamada Web 2.0 inegavelmente, aos que se envolvem nela com certa maturidade, ajuda e muito na educação, formação profissional, ética, filosófica do indivíduo.

Já comentei algumas vezes sobre assuntos que eram a bola da vez, e de certa forma, deveria ter exposto mais minhas idéias sobre esses assuntos.

Em um trabalho de "jogar a estrela devolta ao mar", vou começar a expor mais algumas coisas que estudo, crio, penso etc... coisas cotidianas, por vezes banais, mas que de alguma forma, em alguma hora, pode fazer a diferença para alguém... e assim contribuir para em algum momento futuro a rede mundial (ou a evolução dela) se tornar uma forma de consciência coletiva.

Tá na rede?!?! é peixe... ou estrela do mar! Vai saber!

3 comentários:

Leandro Margoto disse...

Enquanto a maioria das pessoas ficam no "eu acho", eu prefiro ficar no "eu penso assim por causa disso e disso". Também aprendi horrores escrevendo em blogs. Mantive um blog "solo" entre 2002 e 2005, entre meus 15 e 18 anos, o que fortaleceu muito minha escrita e minha opinião própria. Tanto é que alguns amigos da escola liam meu blog, e eu meio que virei um formador de opinião em algumas coisas. Isso porque eu não jogava uma idéia sem ter base. Eu sempre procurava algo sobre o assunto pra fundamentar as coisas que escrevia. E isso foi muito válido pra mim. Outra coisa que aprendi foi fazer redações "free-style", sem rascunho nem organização de tópicos: era pensar na idéia principal e descer a caneta no papel. Tanto é que no meu último vestibular na UFES, minha melhor redação foi a que eu fiz em 30 minutos sem rascunho :P

Rodrigo "cHiPs" Tesch disse...

Pois é... o interessante é que tem gente que acaba ganhando a vida com blog pela rede... Blog hoje virou jornalismo! A grande vantagem é que qualquer um pode ser jornalista hoje e não precisa seguir as opiniões pra lá de duvidosas de um bocado que escreve em mídias "conhecidas" por ae!

Keila . disse...

Escrever é sempre bom...
Quando fiz meu blog foi pelo mesmo motivo, ter minha opinião!!
É sempre construtivo voltar e reler... Blog hoje é uma grande ferramenta de informação...