sábado, 4 de outubro de 2008

Viver sem TV?!?! Pode ser bom pra você!


Sempre critiquei um bocado de programas da TV, algumas coisas como novelas, programas de fofocas, entre outras coisas xarope que existem por aí sempre foram cortadas no meu conceito de querer assistir... Mas... obviamente... as vezes acaba assistindo alguma coisa do gênero, por simplesmente estar passando na tv e a mesma estar ligada!

Depois da TV a cabo, dificilmente assistia os canais abertos, mas vez ou outra, ainda pegava alguma coisa. Gostava muito de enlatados do People+Arts, assistia um pouco de MTV, mas na maioria, filmes em geral e séries da Fox que dificilmente conseguia acompanhar por causa de ficar preso aos horários... O problema de acompanhar a programação da Tv é que no meio de tudo, existem coisas boas, mas você acaba levando o LIXO junto.

A cerca de 1 ano atrás, tive um problema com a TV a cabo e decidi por optar em não assina-lá novamente. Aproveitando meus conhecimentos em tecnologia, um pouco do conceito de TV digital, um pouco do que estava estudando sobre Home Teathers na época, o acesso a internet banda larga (nem tão larga assim), junto com a motivação necessária para não assistir a um monte de porcariada e cortei todo e qualquer sinal de tv - aberto ou assinado - da minha casa.

Depois de um ano de experiência, é de certa forma bom notar como mudou. Eu decido o que quero assistir e quando quero assistir. Utilizei o PC como centro de entretenimento e informação, portanto, tenho toda a informação que preciso (e quero ter acesso) na internet, tenho filmes, séries e shows em qualidade de dvd para assistir, quando quero ver alguma coisa da TV aberta pelos comentários dos outros ou quando quero gastar tempo assistindo qualquer coisa vou ao YouTube...

Ao contrário do computador, a Tv permanece um bom tempo desligada, a TV do quarto que as vezes passava a noite ligada, quando esquecia de armar o "timmer" pelo simples fato de ir pra cama para dormir e ficar vendo o que estava passando, está como um "enfeite", não foi ligada desde o fim do cabo, na verdade, tem um bocado de roupa empilhada da frente dela.

A única coisa que as vezes me incomoda é o simples fato de "ficar de fora" em conversas sobre assuntos que simplesmente passaram na TV, e o que me motiva é a cara das pessoas quando me dizem: "Você não viu isso na Globo???".

Sério?!?! Não sinto falta... não vejo por que preciso saber o que passou no jornal nacional simplesmente por que passou lá! Quem decidiu que aquilo era uma informação importante pra alguém? Você? Eu?

A rede que conhecemos como internet cresce dia a dia, e obviamente é o meio de comunicação mais ágil e completo que temos atualmente... It's evolution babe! Começamos com desenhos nas paredes, partimos pra escrita, inventamos a prensa, o telex, o telefone, o rádio, a tv... e cá estamos nós!

As vezes é difícil imaginar quando você ainda está na bolha... para alguns talvez não faça o mínimo sentido a minhas perguntas/comparações, mas para muitos vai fazer:
Você ainda ouve rádio? Você ainda deixa alguem escolher o que você vai ouvir? Você ainda acha necessário conhecer a música do "chupa que é de uva" por que está passando na rádio que todo mundo escuta?

Tem gente que gosta que escolham por eles, eu prefiro escolher por mim!

Link interessante: www.desligueatv.org.br
Aí tem bastante informação que dá certa base a minha experiência, como "10 Razões para uma vida sem TV!" entre outros textos, na verdade só encontrei esse link durante a escrita desta postagem, contudo, bom material pra quem decidir fazer a experiência!... e sim... eu simpatizei com a campanha!

2 comentários:

Leandro Margoto disse...

Sua central de entretenimento é ótima, não há necessidade alguma de assistir TV. Eu assisto pouquíssima coisa na TV: The Riches (na FOX), CQC (na Band) e Mythbusters (Dyscovery). E alguns filmes eventualmente.

BonaTTo disse...

Meu acesso ao aparelho televisor tem diminuido muito atualmente. Pouca coisa me anima ligar o botão da tv.

Esse domingo, morgado e cansado, resolvi encarar um pouco essa mágica caixa quadrada e desajustada! E a experiência não foi das melhores. Passei 95% do tempo zapeando entre um canal e outro.

Foi triste, e o pior de tudo, eu não tinha nenhum filme pra ver!