domingo, 29 de março de 2009

O Primeiro Teste

Domingão pela manhã... dia de corrida "longa"... ainda com a meta das 10 milhas resolvi fazer meu primeiro desafio: 9Km.

Fiz a medição de moto anteriormente, e pela manhã me preparei para correr: aquecimento prévio, um alongamento rápido sem forçar demais a musculatura e parti.

Primeiro desafio VENCIDO! Mas não com tantos louvores, realmente tiveram partes complicadas (principalmente ladeira acima - escolhido propositalmente no percurso) onde fui obrigado a seguir em caminhada, além de que, a maior parte do percurso foi em trote, ou seja, nem sequer uma velocidade de corrida realmente.

Fiz o percurso (que é chão que não acabava mais) em exatos 58min e 40seg, considerei um bom tempo afinal, dada as condições de velocidade que eu conseguia seguir. Coisa que pra corredor experiente deve ser "lógica" mas acabei aprendendo isso um pouco na marra e um pouco lendo: Para corredor o termo velocidade é irrelevante, quem manda no ritmo e portanto faz a velocidade é o seu batimento cardíaco. Hoje, segundo a média auferida pelo monitor, meu batimento cardíaco médio foi de 175bpm, que ficou no limite máximo quase que poderia... nesse ponto que o meu preparo tem que melhorar, meus músculos têm que aprender a realizar os mesmos movimentos com menos consumo de energia e meu sistema cardiovascular a otimizar o transporte de oxigênio com menor índice de batimentos... enquanto não conseguir baixar em pelomenos 15% minha média de batimentos, não quero ultrapassar os 9Km.

Os 9km foram escolhidos a dedo, pois termino eles próximos a APCEF, onde faço o desaquecimento caminhando até lá e utilizo a piscina para relaxar e alongar forte a musculatura depois do treino.

Keep training man...

Nenhum comentário: