sexta-feira, 12 de junho de 2009

Consumidor 2.0 e o comportamento das empresas.

Diariamente leio artigos, noticias e afins na área de tecnologia e internet, marketing e comportamento, entre outros, além de participar e contribuir nas diversas ferramentas que hoje formam a dita "Internet 2.0", com base na contribuição de pessoas comuns para formação de conteúdos e a partir disso, opiniões.
Notadamente essa forma facilidata de divulgação de conteúdo vem mudando o comportamento dos consumidores de modo geral, pois, antes de adquirirem produto ou serviço, buscam, questionam, aprendem e tiram conclusões baseadas na opinião do público que participa em foruns de discussão, blogs, twitter, orkut, sistemas de perguntas e respostas, reclame aqui, entre outros, basta uma rápida pesquisa na web para ter o prospecto do qualquer produto ou serviço, mas diferente da ótica apresentada pela empresa (nas propagandas e afins), e sim diante da ótica de consumidores. Eu mesmo já mudei muito como "consumidor" diante dessas ferramentas e hoje, dificilmente compro algo sem antes pesquisar sobre.
Mas são poucas as empresas de "se ligaram" que isso está acontecendo, e continuam "empurrando" produtos "ruins" no mercado, dando atendimento e assistência ruins, sem nem saber que existe um banco de dados imenso, ao clique que qualquer um, com toda sua ficha criminal. Inclusive, os dois primeiros parágrafos dessa postagem foram a introdução à uma ouvidoria de alerta para minha empresa.
Apesar de muita gente ainda não ter acesso, a cada dia que passa a veiculação de imprensa perde um pouco e a internet e informação livre ganha um pouco, tanto em conteúdo como em usuários, e inegavelmente, o consumidor, baseado nas suas experiências e claro, na de outros, vem se tornando mais exigente. Volto naquele papo que já tive de consciência coletiva.
E você? Já mudou?

Um comentário:

Leandro Margoto disse...

Só digo uma coisa: pau no cu da inclusão digital.