quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Em Busca do Vale Sagrado - Dia 4 - Cusco

Como de costume, acordamos por volta das 6 da manhã... que na verdade eram 3h (maldito fuso). Depois de alguns cochilos para dar o horário, descemos para o café e já partimos para aproveitar a manhã em Cusco.
O dia tinha amanhecido muito bonito, e aproveitamos para explorar algumas ruas e ir conhecer um dos bairros antigos da cidade, que ficam colados no centro histórico. Praças, ruas de pedra, casarões, construções antigas...
Como era feriado (Dia de muertos), as ruas estavam de certa forma tranquilas.
No caminho aproveitamos para conhecer a feira local: um grande galpão cheio de barracas onde você realmente vê como as pessoas dali sobrevivem, e lá, se encontra de tudo...
A feira em si é até arrumadinha de certa forma, setorizada em basicamente 3 setores: "Tecidos e artesanato", "Produtos do campo" e "Praça de Alimentação".
Em tecidos e artesanato, é possível encontrar cobertores, luvas, roupas, chullo (aquele gorrinho característico da região - lembrancinha indispensável), cachecóis, bolsas, rolos de tecidos, etc etc etc, todos confeccionados com a "lã" de Alpaca. Os tecidos são de boa qualidade e ajudam bastante caso esteja com frio!
Além dos tecidos, é possível encontrar artesanatos de todos os tipos, esculturas em madeira, argila, tabuleiros de jogos, peças de bijuteria, entre diversos itens, todos remetendo a cultura Inca e local.
Nos produtos do campo, é possível encontrar todos os tipos de alimentos produzidos na região. Grande parte da produção e consumo deles se resume a milho e batata, mas, claro, produz-se de quase tudo. Lá tivemos contato com as espigas de milho de várias cores, que para quem não está acostumado, desperta curiosidade. Existe também bastante comércio de condimentos: as comidas preparadas na região tem, na maior parte dos casos que notei, pouco sal, muita pimenta, e geralmente, com algo adocicado no meio.
Talvez até pela data (Dia de muertos), a feira estava repleta de pães adornados com vários tipos de enfeites que remetiam a alguns simbolismos católicos...
Os queijos, sinceramente não perguntei do leite de quê são feitos, mas sim, tem um gosto um pouco diferente do que estamos acostumados por aqui, mas nada que deixe de ser queijo.
E finalmente, na praça de alimentação é possível comer ou beber baratinho, contudo, o que vi não me agradou muito. Ali, pelo que notei, comumente são consumidos 2 coisas: Sucos de frutas, mistos ou não, mas o preparo não parecia dos mais higiênicos e a aparência de muitas frutas que eram utilizadas eram meio que de "passadas", aliado a uma boa de quantidade de frutas expostas no chão em barracas próximas, não criava a melhor impressão dos sucos, e a comida consumida era uma espécie de macarrão com legumes e grandes pedaços de frango (a cara não era das melhores). A alimentação básica (e mais barata em relação a carne) da região é o frango.
Ali, no meio da feira, existiam grandes balcões de cerâmica onde as várias mulheres preparavam e vendiam seus alimentos, e em frente, duas a três filas de bancos onde as pessoas sentavam para comer... vivia cheio, notoriamente, de nativos da região.

Voltamos pro hotel e saí pra pedalar, parte que vou tratar em uma postagem específica.
Quando cheguei no hotel, por volta das 2 ou 3 da tarde, encontro minha esposa em prantos achando que eu tinha morrido... ai ai... vaso ruim não quebra fácil, só tinha saído tarde, tirado várias fotos, geografia não conhecida e tive alguns problemas com a bike.
Fomos almoçar no Chi Cha, um dos restaurantes mais bacanas da cidade, e que por sorte conseguimos mesa, pois quando chegamos lá que vimos que é necessário reservar antes.
Na região (basicamente, só) é vendida uma cerveja local, a Cusqueña. Não sou entendedor de cervejas, mas gostei. Não é como a nossas "pilsens", é um pouco mais forte.
Mais a noite, fomos ao escritório da Machu Picchu Brasil para receber o "briefing" com o guia da trilha que começaria no dia seguinte.
Mais um pouco de passeio, passamos para comprar água para encher os reservatórios para a trilha, arrumamos as mochilas e fomos dormir, afinal, o dia seguinte começava bem cedo...

Nenhum comentário: