terça-feira, 30 de junho de 2009

Conflitos gerados pela cultura organizacional

Passei uma semana em treinamento para assumir uma nova função no trabalho, e na semana de treinamento além do aprendizado técnico, surgiram durante várias vezes discursos e discussões, propositais ou não, sobre as formas de atuação e visão de como trabalhamos, em outras palavras, cultura organizacional. Vi nisso uma ótima oportunidade observar os comportamentos das pessoas ali presentes, durante toda a semana, incluindo das que "encabeçavam" alguns assuntos...

Primeiro ponto é o seguinte, em grandes empresas, com grande abrangência geográfica, é comum que a cultura organizacional, apesar de ser disseminada como "unidade" acaba tendo várias adaptações regionais... mas percebi que mesmo em regiões próximas existem "micro-culturas" locais dentro da organização, apesar de lá no fundo, a idéia ser bem próxima. Observei e deduzi que essa falta de unidade cultural, deve-se, por senão, há uma gestão falha durante algum tempo, talvez durante toda sua história, que provavelmente nunca teve uma disseminação cultural organizada/planejada e efetivamente executada.

Dai notei no curso - também entre outras ações não presenciais, utilizando ferramentas de marketing interno - como as didáticas e cronogramas seguidos, demonstram a necessidade de restaurar a unidade cultural - obviamente atualizada, dentro dos novos valores que o mercado demanda - dentro da empresa.

Surge o segundo ponto, como os próprios porta-vozes têm conflitos internos com a própria cultura organizacional que disseminam... e não é em um ou outro momento, mas ao tempo de se tornar rotina o debate filosófico implícito nas falas em assuntos diferentes. Como exemplo básico: No momento dizem que devemos abraçar o atendimento como um todo, conhecer e prestar atendimento sobre toda a empresa, resolver o problema do cliente enquanto representante da empresa... 10 minutos depois falam para não assumir responsabilidades que estejam fora de sua alçada e conhecimento...

Claro, embasam esses conflitos filosóficos uma caralhada de fatores, que vão envolver desde legislação trabalhista e remuneração justa às REAIS responsabilidades, de traumas causados as pessoas e a organização por acusações mútuas na justiça, até aquele "caboclo" que em algum lugar por ai, para manter seu status de "morcegagem" ou sua "teta pra mamar" não tem interesse de que a coisa efetivamente mude.

De qualquer forma, a efetiva disseminação cultural dentro de grandes empresas, principalmente aquelas mais antigas (em idade organizacional e funcional) e com maior dispersão geográfica, é sem dúvida um dos grandes desafios das grandes empresas atuais.

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